DISTÚRBIO DO SONO

DISTÚRBIO DO SONO


Imagem da internet


Falar de sono para mim é bem complicado, pois meus meninos desde que nasceram não gostavam muito de dormir (bem diferente de mim). Já li muito a respeito, consultei médicos, criei uma rotina de sono, apelei para simpatias, e o que melhor me atendeu foi à acupuntura. Por isso hoje quero compartilhar com vocês um pouco sobre os distúrbios do sono.

Os distúrbios do sono começam a se manifestar desde o nascimento até o final da vida. Muitas crianças têm problemas para curtir uma noite de sono completa e restauradora, deixando nós pais atentos. Todavia, vale ressaltar que determinados distúrbios do sono em crianças são naturais no período de amadurecimento do sono e passam espontaneamente com o tempo.

Bem diferente de nós adultos as crianças com distúrbios do sono dificilmente no decorrer do dia se mostram sonolentas, entretanto frequentemente se apresentam agitadas, desatentas, com dificuldade de concentração, agressivas, com problema de relacionamento. Já os bebês mostram-se mais inquietos e irritados.

Muitas pessoas acreditam que uma criança que tem uma rotina agitada com brincadeiras de correr, pular, frequentar a escola e outras atividades extras, geralmente, dorme como um anjinho, sossegado e sereno. No entanto, essa representação não se aplica aos pequenos. Algumas crianças costumam acordar no meio da noite chorando assustada, o que as impede de ter uma noite tranquila e em paz.

Dentre os distúrbios do sono em crianças, que são decorrências dessa prematuridade do sono, um dos que costuma atemorizar os pais é o terror noturno, no qual a criança acorda aos prantos, com medo e confusa. O terror noturno, geralmente acontece consecutivamente no mesmo horário, após o intervalo de tempo entre pegar no sono e despertar em pânico. A dica é acordar a criança minutos antes de esse distúrbio acontecer, já que ele se manifesta sempre no mesmo horário.
Outro distúrbio do sono em crianças que atrapalha as noites dos pequenos é o sonambulismo, nesse caso os pais precisam tornar o ambiente o mais protegido possível, como por exemplo, tirar chaves das portas e manterem as janelas bem fechadas. Quanto ao acordar a criança, o melhor é que os pais tentem levá-la para a cama sem despertá-la, já que ela vai acordar desnorteada e abalada.

A enurese noturna, o famoso xixi na cama, também é outro distúrbio do sono em crianças muito corriqueiro. A maior parte dos casos ocorre porque os pais tiram a fralda do bebê bem cedo, e nem todas as crianças estão prontas para fazê-lo.

Um caso mais raro de distúrbio do sono em crianças, mas que pode acontecer com os pequeninos com até dois anos é o Jactatio Capitis Nocturna ou balanço repetitivo. Trata-se de uma condição na qual o bebê só consegue dormir balançando-se de um lado para o outro.

Mais um disturbio do sono é o sonilóquio que é simplesmente a fala que ocorre durante o sono. É avaliado como benigno e muito freqüente na infância. É um dos distúrbios do sono mais banais entre as crianças, acontece quando ela murmura ou grita durante o sono. A maioria dos casos de sonilóquio termina com a puberdade, mas ele pode persistir durante a vida adulta.

O papai e a mamãe podem tornar o quarto da criança um local mais agradável para ela dormir e consequentemente ter uma noite de sono mais tranquila.
A minha dica é criar uma rotina de sono. Eu por exemplo, nos momentos mais extremos, além de usar a acupuntura como auxilio, fiz uma rotina de sono deliciosa com massagem, banho morno, músicas de ninar e alguns objetos que meus meninos gostam.

Conta para mim a sua experiência, você já passou por algum desses distúrbios? O que você fez para melhorar essa fase?








 
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Adorei o texto!!!
    Nossa, o meu mais velho passou por isso um tempo, acordava (ou melhor não acordava) durante a noite e um choro que dava agonia...
    Não sabia o que fazer, me desesperava, até que um dia, Graças a Deus, passou! Mas até isso, eu já estava ficando doidinha...
    Era algo sair da rotina, um dia mais agitado, e pronto.
    Esse texto vai ajudar muitas mamães que estão passando ou passarão por essa situação.
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gabriel melhorou muito, mas o Filipe chora muito... dá um desespero...
      Obrigada pela sua contribuição...
      Bjokas

      Excluir
  2. Minha mais velha não dormia quase nada, hoje dorme bem
    nem parece rs. já a caçula dormia bem
    hoje dorme pouco rs mesmo com os rituais de preparação
    agora recordando faz tempo que não faço uma
    massagem nela vou tentar
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que funcione Nanda, nada pior que uma noite mal dormida.

      Excluir
  3. Amiga querida... aqui não tive distúrbios durante o sono do meu pequeno, mas já tivemos dias em que ele acordava gritando e chorando... cheguei a pensar que fosse terror noturno, é desesperador!!!
    Não sabia que a acumputura podia ajudar, super importante vc partilhar conosco.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A acupuntura foi uma excelente terapia Crix... a minha primeira noite de sono eu devo a ela kkkk.

      Excluir
  4. Nossa amiga muito esclarecedor. Graças a Deus nunca passamos por nenhum desses distúrbios...

    ResponderExcluir